Boa Vista e Solânea têm situação de emergência reconhecida devido à estiagem
A portaria nº 224 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e autoriza as prefeituras a solicitar recursos para ações emergenciais

ouça este conteúdo
|
readme
|
O Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional, declarou nesta segunda-feira (27) a situação de emergência nos municípios paraibanos de Boa Vista e Solânea devido à estiagem. A portaria nº 224 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) e autoriza as prefeituras a solicitar recursos para ações emergenciais.
Com o reconhecimento, as cidades podem pedir apoio para a compra de cestas básicas, água mineral, refeições, kits de higiene, limpeza e dormitório, entre outras medidas. Na Paraíba, já são 109 reconhecimentos vigentes, sendo 108 por estiagem e um por erosão.
As prefeituras interessadas deverão solicitar os recursos por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), enviando planos de trabalho que serão avaliados pela equipe técnica da Defesa Civil Nacional. Após aprovação, o valor será divulgado e publicado no DOU.
A Defesa Civil também oferece cursos online para capacitar agentes municipais e estaduais no uso do S2iD e no planejamento de ações de proteção. A lista completa dos cursos está disponível no site do Órgão.