Empresas de transporte por aplicativo são cobradas por Procon-JP após alta nas tarifas
Plataformas de transporte têm um prazo de 24 horas para justificar as cobranças ao órgão

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de João Pessoa (Procon-JP) notificou as empresas Uber e 99 nesta segunda-feira (27) para que expliquem os aumentos nas tarifas de transporte de passageiros registrados no mesmo dia, quando houve a interrupção do transporte público na Capital. As plataformas de transporte têm um prazo de 24 horas para justificar as cobranças ao órgão.
De acordo com o documento de notificação, o Procon-JP exige que as empresas detalhem os parâmetros utilizados na aplicação do preço dinâmico, incluindo informações sobre o tipo de ferramenta utilizada e os algoritmos aplicados em casos concretos. Além disso, as plataformas devem apresentar uma simulação comparativa de um mesmo percurso em condições de normalidade e com a aplicação do preço dinâmico.
As empresas também devem apresentar o quantitativo do aumento da demanda registrado no dia 27 de janeiro e justificar os preços elevados que impactaram os consumidores nesta data.
Adicionalmente, o Procon-JP solicita esclarecimentos sobre o aviso dado aos usuários quanto ao preço diferenciado, especificando como a informação é disponibilizada e se existe um limite máximo para os valores cobrados durante a ativação do preço dinâmico.