Casos de hanseníase caem na Paraíba em 2024, aponta SES
Foram 416 casos notificados no ano passado, enquanto em 2023 o total foi de 463, representando uma diminuição de 47 ocorrências

ouça este conteúdo
|
readme
|
A Paraíba registrou uma redução no número de novos casos de hanseníase em 2024, conforme dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Foram 416 casos notificados no ano passado, enquanto em 2023 o total foi de 463, representando uma diminuição de 47 ocorrências.
A campanha Janeiro Roxo de 2025 traz o tema "Hanseniáse: conhecer e cuidar de janeiro a janeiro", destacando a necessidade de buscar ativamente novos casos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para garantir diagnóstico e tratamento precoces.
Anna Stella Pachá, chefe do Núcleo de Doenças Crônicas e Negligenciadas, reforça que as ações educativas e de busca ativa devem ser mantidas durante todo o ano para prevenir a transmissão.
A hanseníase, transmitida pelo contato prolongado com secreções de pessoas doentes sem tratamento, afeta a pele e os nervos periféricos. O tratamento é gratuito pelo SUS, e a detecção precoce reduz o risco de sequelas graves.