Calor e contato social aumentam o risco de infecções bucais no verão
Especialistas alertam sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene bucal nesse período

ouça este conteúdo
|
readme
|
O aumento das temperaturas e o maior contato social durante o verão favorecem a transmissão de infecções bucais. O compartilhamento de utensílios como talheres, copos, objetos pessoais, alimentos e até o contato físico, como beijos, podem aumentar o risco de doenças. Especialistas alertam sobre a importância da prevenção e dos cuidados com a higiene bucal nesse período.
De acordo com Valeska Souto, coordenadora do curso de Odontologia do UNINASSAU, entre as principais infecções transmissíveis estão as doenças virais, herpes labial, mononucleose infecciosa (conhecida como "doença do beijo"), candidíase oral e gengivite. Ela destaca que o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dente, talheres e copos, deve ser evitado. "Durante festas, as pessoas muitas vezes utilizam utensílios de outras sem pensar nos riscos, o que facilita a transmissão de infecções", afirma.
A especialista também orienta que, ao surgirem sintomas como feridas na boca, dor, vermelhidão, inchaço ou dificuldade para mastigar, é fundamental buscar atendimento odontológico. "O diagnóstico precoce é essencial para evitar que problemas simples se tornem graves. O cuidado com a saúde bucal deve ser redobrado durante o verão", finaliza Souto.