Passe Estudantil será implementado até abril para alunos da rede estadual na Paraíba, revela governador
Anuncio foi feito durante a entrega de ônibus escolares nesta quarta-feira (15)
ouça este conteúdo
|
readme
|
O governador João Azevêdo anunciou nesta quarta-feira (15) que o Passe Estudantil, benefício que garantirá transporte público gratuito para estudantes da rede estadual, será implementado até abril deste ano. O projeto visa reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à educação.
Segundo o governador, o cadastro será feito após o término do período de matrículas, previsto para fevereiro. A previsão é que o sistema esteja totalmente funcional em março e que, no mês seguinte, os cartões do benefício sejam distribuídos. "Detectamos que muitas crianças e adolescentes deixam de frequentar a escola porque as famílias não têm condições de pagar o transporte. Queremos eliminar essa barreira", afirmou.
Critérios e controle do benefício
Os estudantes contemplados deverão atender a algumas exigências, incluindo a frequência escolar regular. O controle será feito pela Secretaria de Educação, com o objetivo de garantir que o benefício cumpra sua função de incentivar a permanência nas escolas.
Inicialmente, o projeto atenderá alunos do 9º ano e do ensino médio das regiões metropolitanas onde há sistemas de transporte público regulamentados.
Entrega de ônibus escolares complementa investimentos
Como parte das ações de melhoria da educação, o governo também entregou, nesta quarta-feira (15), 114 novos ônibus escolares para diversos municípios da Paraíba. O investimento supera R$ 65,4 milhões, sendo apenas uma fração da entrega total de 667 veículos realizada desde 2019, com recursos majoritariamente estaduais.
A distribuição dos ônibus tem como objetivo garantir segurança e conforto no transporte de estudantes, principalmente nas áreas rurais. "Já tivemos desastres no passado envolvendo transporte precário. Nossa prioridade é oferecer um serviço seguro e digno", destacou Azevêdo.