Presidente da Ebserh visita instalações e obras no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em JP
Arthur Chioro participa da apresentação do novo superintendente da unidade
ouça este conteúdo
|
readme
|
O presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, está em João Pessoa, nesta terça-feira (14), para uma visita ao Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW-UFPB). Durante sua visita, Chioro participará da apresentação do novo superintendente da instituição, Alexandre Medeiros de Figueiredo, além de acompanhar as obras em andamento nas instalações do hospital.
A agenda de Chioro inclui visitas ao ambulatório da Unidade de Diagnóstico por Imagem, que está em reforma, à central de enxovais, à central de resíduos, além das áreas clínicas de Oftalmologia e Obstetrícia. O presidente também percorrerá os centros de Simulação em Saúde, Obstétrico e o Bloco Cirúrgico, além do Centro de Pesquisa Clínica e da Academia da HULW. Esta será a primeira visita do presidente Chioro ao HULW.
Em relação às obras, o hospital recebe um investimento de R$ 415,8 mil, fruto de emenda parlamentar do senador Veneziano Vital do Rêgo. A reforma da central de enxovais tem o objetivo de melhorar a qualidade da assistência à saúde, especialmente no processo de recebimento, lavagem e distribuição do enxoval hospitalar, além de adequar a infraestrutura da central às normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). As reformas nas centrais de enxovais e resíduos são essenciais para melhorar a qualidade do trabalho desenvolvido pelos colaboradores do HULW e aprimorar o suporte à estrutura hospitalar.
O HULW oferece serviços de saúde de média e alta complexidade, com 17 áreas de cuidado que integram recursos e práticas de produção de saúde baseadas em diretrizes clínicas. A unidade hospitalar conta atualmente com 193 leitos e atua em diversas especialidades, proporcionando diagnósticos e terapias para atender às necessidades de saúde dos pacientes.
Alexandre Medeiros de Figueiredo, novo superintendente do HULW, é graduado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e possui mestrado em epidemiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011) e doutorado em ciências da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2021). Figueiredo tem vasta experiência em administração pública e na área de saúde, tendo ocupado cargos nos municípios de Natal e João Pessoa, além de ter sido diretor do departamento de gestão da educação na saúde no Ministério da Saúde entre 2013 e 2016. Também é professor da UFPB desde 2008, coordenando programas na área de saúde coletiva e atenção básica. Em 2024, atuou como gerente de Ensino e Pesquisa do HULW.
O HULW-UFPB faz parte da Rede Ebserh desde 2013, uma rede vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que administra 45 hospitais universitários federais. A Ebserh busca apoiar e impulsionar as atividades desses hospitais, que atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e desempenham papel crucial na formação de profissionais de saúde e no desenvolvimento de pesquisas e inovações.