Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
26º
Sábado,
18 de Janeiro
Cuidados especiais

Campina Grande terá núcleo de apoio especializado para crianças com Autismo

Nova unidade será administrada pela Associação Campinense de Pais de Autistas

Por Redação T5 Publicado em
Autismos gov
Decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça(14) (Foto: Reprodução/Senado)
ouça este conteúdo

A Comissão Intergestores Bipartite da Paraíba (CIB-PB) aprovou a habilitação do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança com Transtorno do Espectro Autista, que funcionará em Campina Grande. A nova unidade será administrada pela Associação Campinense de Pais de Autistas (ACPA) e será integrada aos serviços municipais de saúde. A decisão foi formalizada durante uma reunião extraordinária da CIB-PB e publicada no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (14).

O núcleo faz parte de uma iniciativa voltada à ampliação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Sistema Único de Saúde (SUS). Ele oferecerá suporte especializado a crianças com autismo, com foco em ações como reabilitação e transporte sanitário adaptado, seguindo os critérios do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Novo Viver sem Limites).

O núcleo tem como objetivo atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), garantindo um espaço dedicado à reabilitação e ao acompanhamento de suas necessidades específicas. Além disso, ele permite que as famílias da região tenham acesso a uma estrutura especializada, com suporte técnico e humano adequado para o desenvolvimento das crianças.

A habilitação segue normas definidas por portarias do Ministério da Saúde, que incluem incentivos para centros de reabilitação e transporte adaptado. Isso significa que a unidade poderá acessar recursos extras para implementar serviços especializados, como terapias voltadas à reabilitação intelectual e social.

A implantação do núcleo facilitará o acesso a cuidados especializados, reduzindo a necessidade de deslocamento para outras cidades. Além disso, espera-se uma maior integração entre os serviços oferecidos, promovendo mais eficiência no atendimento às crianças e adolescentes com autismo.



Relacionadas
noscript