Varejo paraibano cresce 7,5% em novembro e supera média nacional
No acumulado de janeiro a novembro, a Paraíba teve o segundo maior crescimento do país, com alta de 12,3%, enquanto a média nacional foi de 5%
As vendas do comércio varejista na Paraíba cresceram pelo décimo mês consecutivo em 2024, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio divulgada pelo IBGE nesta quinta-feira (9). Em novembro, o volume de vendas no estado avançou 7,5% em relação ao mesmo mês de 2023, superando a média nacional de 4,7%.
No acumulado de janeiro a novembro, a Paraíba teve o segundo maior crescimento do país, com alta de 12,3%, enquanto a média nacional foi de 5%. Apenas Amapá (18,4%), Paraíba (12,3%) e Tocantins (10,2%) registraram avanços acima de dois dígitos no ano.
O comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, peças e materiais de construção, cresceu 7,8% em novembro, desempenho três vezes superior à média nacional de 2,1%. No acumulado do ano, o crescimento foi de 11,4%, contra 4,9% da média brasileira.
Os segmentos que mais cresceram em novembro foram artigos farmacêuticos, vestuário, supermercados, combustíveis e outros artigos pessoais. Por outro lado, materiais para escritório e livros tiveram queda.