Bebê de um mês morre em Santa Rita; investigação aponta broncoaspiração como causa
Mãe da criança relatou que a bebê estava dormindo quando percebeu que ela estava "roxa" e expelindo líquido pelo nariz
Uma bebê de apenas um mês, que era gêmea, foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (8), no bairro Marcos Moura, em Santa Rita, região metropolitana de João Pessoa.
A Polícia Civil instaurou um inquérito para investigar o que provocou a morte. Segundo informações da Polícia Militar, a mãe da criança relatou que a bebê estava dormindo quando percebeu que ela estava "roxa" e expelindo líquido pelo nariz. A mãe, então, levou a filha para a UPA de Tibiri, onde foi constatado o óbito. Uma assistente social da unidade acionou as autoridades em virtude da natureza suspeita da morte.
+ Bebê de um mês é encontrada sem vida em Santa Rita; polícia investiga o caso
A criança foi encaminhada ao Instituto de Medicina Legal (GEMOL) para exames cadavéricos. O médico legista Flávio Fabres afirmou que a causa do óbito foi broncoaspiração, um processo em que conteúdo do estômago entra nas vias respiratórias, comprometendo a respiração. “Chegamos ao diagnóstico de que não houve intenção de causar a morte. Não foram identificados sinais de maus-tratos ou negligência,” afirmou o profissional.
O pai da criança, Emerson, declarou à equipe de reportagem da TV Tambaú que havia se separado da mãe das meninas durante a gestação, mas que buscava manter um relacionamento próximo com as filhas. Ele mencionou preocupações com o ambiente em que as meninas estavam sendo criadas e que a mãe faz uso de álcool e drogas.
A tia das bebês, por sua vez, revelou tensões no relacionamento do casal e alegou que havia feito alertas à mãe sobre a necessidade de maior responsabilidade.
A morte também foi marcada por um momento de profunda dor na família, com relatos de desentendimentos. Por conta de medidas protetivas anteriores, o pai não terá acesso imediato ao velório da filha.