TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
laudo

Sudema descarta poluição como causa da morte de moreias na orla de João Pessoa

Após análises laboratoriais e investigações no local, a principal hipótese aponta para a ação humana relacionada à pesca

Por Carlos Rocha Publicado em
Moreias em joao pessoa
Sudema descarta poluição como causa da morte de moreias na orla de João Pessoa (Foto: Reprodução/Instagram @peixesdacaatinga)

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) concluiu que a morte de moreias registrada na orla de João Pessoa, no último dia 26 de dezembro, não foi causada por poluição nas águas. Após análises laboratoriais e investigações no local, a principal hipótese aponta para a ação humana relacionada à pesca.

De acordo com o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, foram realizadas coletas de água em diferentes pontos, incluindo a área costeira, recifes e águas profundas, além de exames nas moreias encontradas. Os resultados descartaram contaminação por poluentes. Entretanto, foi observado que as barbatanas das moreias apresentavam marcas de cortes de faca, o que sugere que os animais podem ter sido capturados para uso como iscas em espinhéis – equipamentos de pesca que utilizam linhas com vários anzóis.

Relatos de pescadores indicaram a presença de embarcações trafegando entre Cabedelo e Conde, reforçando a suspeita de que essas atividades possam estar relacionadas ao caso. A Sudema informou que está em contato com a Capitania dos Portos para identificar os barcos envolvidos e verificar se possuem licenças regulares para pesca na região.

Cavalcanti destacou ainda que, se a causa das mortes fosse poluição, outras espécies de peixes também seriam encontradas mortas, o que não ocorreu. Apesar do estado avançado de decomposição das moreias ter impossibilitado exames toxicológicos detalhados, a investigação continuará para esclarecer o ocorrido e responsabilizar possíveis infratores.



Relacionadas