TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Vidas salvas!

Primeira Doação de Múltiplos Órgãos de 2025 é Realizada na Paraíba

Doação de fígado, rins e córneas no Hospital de Trauma de Campina Grande beneficiará cinco pacientes.

Por Redação T5 Publicado em
Doacao orgaos
Doador foi um homem de 44 anos, vítima de trauma cranioencefálico (TCE) (Foto: Divulgação)

Foi realizada, na tarde desta terça-feira (7), no Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande, a primeira doação de múltiplos órgãos de 2025, registrada pela Central Estadual de Transplantes da Paraíba. A ação beneficiou cinco pacientes que aguardavam na fila por transplantes. Foram doados fígado, rins e córneas.

O doador foi um homem de 44 anos, vítima de trauma cranioencefálico (TCE) causado por um acidente automobilístico. Após exames clínicos e de imagem confirmarem a morte encefálica, a família autorizou o procedimento de doação.

A cirurgia de captação começou por volta das 18h e teve duração aproximada de quatro horas. O fígado foi enviado para João Pessoa, onde o receptor, também de 44 anos, aguardava. Os rins foram destinados ao estado de Pernambuco, sendo transplantados em duas mulheres, de 35 e 54 anos. As córneas foram encaminhadas ao Banco de Olhos, que realiza a armazenagem e a distribuição para transplantes.

A diretora da Central de Transplantes, Rafaela Dias, destacou a importância desse ato. “Essa doação reafirma o compromisso da Paraíba com a causa da doação de órgãos. Agradeço à família doadora, que, mesmo em um momento de dor, teve a grandeza de transformar luto em esperança, e também à equipe envolvida, que tornou possível salvar vidas,” afirmou.

De acordo com a legislação brasileira, expressar o desejo de ser doador em documentos não é obrigatório. O essencial é comunicar à família, pois a doação só ocorre com autorização familiar, conforme a Lei Federal 10.211/2001.



Relacionadas