Mais de 600 colisões em postes são registradas na Paraíba em 2024
A capital João Pessoa lidera o ranking com 152 acidentes
A Paraíba registrou 643 colisões de veículos em postes no período de janeiro a dezembro de 2024. Os dados, divulgados pela Energisa, afirmam que a capital João Pessoa concentrou o maior número de acidentes, com 152, seguido de Campina Grande, com 81 e Esperança, com 67.
O número é considerado alarmante alarmante, visto que é 10% maior do que em 2023. Os dados fazem parte do levantamento realizado pela Energisa e preocupa, pois, além dos riscos à vida, os danos nas estruturas da rede elétrica, geram a interrupção do fornecimento de energia em residências, escolas, comércios e hospitais, além de causar transtornos no trânsito.
“Acidentes como esses causam grandes transtornos no fornecimento de energia. Isso porque, muitas vezes, além da substituição do poste, pode ser que seja necessário a reconstrução da rede que foi danificada e substituição de equipamentos, um trabalho extremamente complexo que demanda tempo”, explicou a gerente de manutenção e construção, Danielly Formiga.
O que fazer em caso de acidente?
No caso de um abalroamento com poste, a Energisa recomenda que, sempre que possível, o condutor permaneça no veículo e acione imediatamente a Energisa, pois caso haja cabos sobre o veículo ou próximos, podem ocasionar choque elétrico. O SAMU e o Corpo de Bombeiros também devem ser acionados nestes tipos de ocorrências.
Em caso de urgências envolvendo a rede elétrica, a Energisa deve ser avisada imediatamente para que os reparos sejam feitos de forma segura, por meio do 0800 083 0196.
Confira o ranking das dez cidades e suas regiões adjacentes com o maior número de acidentes no ano de 2024:
1. João Pessoa - 152
2. Campina Grande – 81
3. Esperança – 67
4. Monteiro – 53
5. Mamanguape – 51
6. Patos – 50
7. Sousa – 46
8. Catolé do Rocha - 39
9. Itabaiana – 33
10. Guarabira - 30