Transformando papel em arte: Salão do Artesanato homenageia mestres paraibanos da reciclagem
O evento, promovido pelo Governo da Paraíba e Sebrae, tem como tema "Qual o seu papel?" e homenageia sete artesãos que utilizam papel como matéria-prima
A 39ª edição do Salão do Artesanato Paraibano começa nesta sexta-feira (10) na orla de João Pessoa, no estacionamento do Hotel Tambaú. O evento, promovido pelo Governo da Paraíba e Sebrae, tem como tema "Qual o seu papel?" e homenageia sete artesãos que utilizam papel como matéria-prima, destacando as técnicas de papietagem e papel machê para a criação de peças sustentáveis.
Os homenageados desta edição são Adriano Oliveira, Babá Santana, Carlos Apolônio, Dadá Venceslau, Ednaldo Farias, Geolagens Oliveira e Socorro Souza. Eles transformam papel descartado em obras de arte, contribuindo para o meio ambiente e promovendo reflexões sobre sustentabilidade e criatividade no artesanato.
Adriano Oliveira, inspirado por animais, destaca o artesanato como uma forma de reciclar e representar a cultura nordestina. Babá Santana utiliza o circo como tema para levar alegria ao público, enquanto Carlos Apolônio foca na decoração e utilidades com consciência ecológica. Dadá Venceslau, que vê no lixo a matéria-prima para o luxo, reforça o poder do reaproveitamento criativo.
Ednaldo Farias busca perfeição realista nas esculturas, Geo Oliveira valoriza personagens do folclore sertanejo, e Socorro Souza alia sua formação em enfermagem à paixão pelo artesanato para produzir peças que visam à satisfação do cliente e a sustentabilidade. O Salão do Artesanato segue até o fim do mês com exposições, oficinas e espaço para comercialização das obras.