TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Entrevista

"Conexão Mundo" aumenta número de participantes e leva estudantes para a China

Secretário de Educação revela iniciativas para melhorar a qualidade do ensino e garantir matrícula para todos os estudantes

Por Gilmara Dias Publicado em
Wilson Clube
Wilson Filho foi entrevistado na Clube FM (Foto: Clube FM)

Nesta terça-feira (08), o secretário de Educação da Paraíba, Wilson Filho, participou do programa Conexão Clube Tambaú, da Rádio Clube FM. O secretário abordou os avanços e desafios da educação no estado. Durante a entrevista, ele destacou a importância da leitura em um mundo cada vez mais dominado pela tecnologia, ressaltando que o consumo de conteúdos superficiais tem impactado a formação de leitores críticos.

Um dos destaques da entrevista foi o programa Conexão Mundo. O secretário falou, com exclusividade, que, para 2025, o projeto será ampliado. "São Paulo tem um programa de intercâmbio 11 vezes menor do que temos aqui na Paraíba. A pequenina Paraíba mandou 400 estudantes nessa versão 2024 e início de 2025. 400 estudantes vão para o Reino Unido, Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte, Espanha Chile e vai ser o primeiro estado do Brasil a mandar estudantes para a China agora em fevereiro. Uma experiência fora do comum e o governador nos autorizou aumentar a quantidade de estudantes 2025. Então a gente vai lançar e consolidar o maior programa de intercâmbio estudantil é o da Paraíba da rede pública estadual", anunciou o secretário.

O secretário destacou o compromisso de promover a atualização profissional dos educadores, oferecendo melhores condições de trabalho e ferramentas para que possam desenvolver as atividades com qualidade. As ações incluem a introdução de tecnologias nas salas de aula e o fortalecimento de programas de intercâmbio estudantil para proporcionar experiências enriquecedoras aos alunos.

Em relação ao processo de matricula, Wilson Filho garantiu que há vagas suficientes nas escolas públicas estaduais, reforçando que o período de matrícula se estende até o dia 29 de janeiro e que pais e responsáveis devem se apressar para garantir a vaga de seus filhos.

O secretário também compartilhou conquistas significativas do último ano, como o aumento do número de estudantes que se preparam para o Enem e o crescimento nas matrículas de cursos técnicos. "A Paraíba foi o terceiro estado no Brasil a ter mais inscritos no Enem. Os estudantes da nossa rede pública estavam mais confiantes, eles estão perdendo medo da prova do Enem, eles estão entendendo que eles são capazes de passar na prova e o caminho do Enem é o caminho do ensino superior", enfatizou Wilson.

Além disso, o secretário anunciou a implementação do programa "Primeira Chance", que conecta alunos do ensino médio a oportunidades de estágio e emprego, preparando a juventude para o mercado de trabalho.

No que diz respeito à alfabetização, Wilson Filho enfatizou os esforços do programa "Alfabetiza Mais Paraíba", que visa assegurar que as crianças estejam alfabetizadas na idade adequada. Com investimentos substanciais em infraestrutura escolar, o secretário revelou que a gestão planeja construir novas escolas e realizar manutenções necessárias nas já existentes.

Wilson Filho concluiu que 2025 será um ano transformador para a educação na Paraíba, com foco em oferecer um ensino de qualidade que prepare os estudantes para os desafios da vida.



Relacionadas