João Azevêdo participa de ato para relembrar dois anos dos ataques golpistas
Será realizada cerimônia no Palácio do Planalto e ato simbólico na Praça dos Três Poderes
O governador da Paraíba, João Azevêdo, está em Brasília nesta quarta-feira (08), para participar de um ato no Palácio do Planalto em memória dos ataques antidemocráticos há exatamente dois anos. Na ocasião, apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em uma tentativa frustrada de justificar uma intervenção militar no país.
A ação foi controlada ainda no mesmo dia, com dezenas de prisões. Desde então, 1.682 pessoas foram denunciadas, das quais 371 já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Atualmente, 155 permanecem presas, 61 estão foragidas e 527 firmaram acordos judiciais.
O ato em Brasília, liderado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, reúne autoridades de todo o país, incluindo governadores como João Azevêdo, além dos presidentes dos Três Poderes e representantes da cultura e das artes. Durante a cerimônia no Planalto, Lula apresentará obras de arte restauradas que foram danificadas nos ataques, como o relógio histórico trazido ao Brasil por Dom João VI e a pintura "As Mulatas", de Di Cavalcanti.
Após o evento no Palácio do Planalto, João Azevêdo acompanhará a manifestação organizada pela Frente Brasil Popular na Praça dos Três Poderes, que deve reunir cerca de mil pessoas, entre militantes e movimentos sociais. O ato contará com a presença de entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).