TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
alerta

Golpe usa nome do Cartão do SUS para cobrar por atualizações falsas em João Pessoa

O esquema fraudulento inclui o envio de mensagens via telefone ou WhatsApp, informando a necessidade de atualização cadastral mediante pagamento

Por Carlos Rocha Publicado em
Cartao sus foto divlgacao prefeitura de patos
Variante da Covid-19 provoca aumento de síndromes respiratórias em João Pessoa (Foto: Divulgação / Prefeitura de Patos)

As autoridades de saúde de João Pessoa emitiram, nesta segunda-feira (6), um alerta sobre um suposto golpe que vem sendo aplicado utilizando o nome do setor de Cartões Nacionais de Saúde (Cartão do SUS). O esquema fraudulento inclui o envio de mensagens via telefone ou WhatsApp, informando a necessidade de atualização cadastral mediante pagamento.

A mensagem falsa alega que o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) possui validade semestral, conforme uma suposta portaria do Ministério da Saúde, e oferece "serviços" como processo avulso ou contrato anual para empresas com até cinco profissionais. Os valores cobrados variam entre R$327,00 e R$377,00, com descontos para pagamento via Pix ou boleto.

Os golpistas ainda alegam que a renovação semestral seria obrigatória para manter a regularidade do cadastro. No entanto, o Ministério da Saúde esclarece que não há cobranças para qualquer atualização ou manutenção do Cartão do SUS ou do CNES, que são serviços totalmente gratuitos.

A Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa alerta que nenhum contato oficial é realizado para cobrar por serviços relacionados ao SUS e que qualquer abordagem desse tipo deve ser tratada como tentativa de golpe.

Como evitar o golpe?

  • Desconfie de ligações ou mensagens solicitando pagamento para atualizar dados de saúde.
  • Não forneça informações pessoais ou financeiras a contatos não verificados.
  • Verifique as informações diretamente com o CNES ou a unidade de saúde mais próxima.

As autoridades recomendam que casos suspeitos sejam denunciados à Polícia Civil por meio da Delegacia de Defraudações e Falsificações (DDF). A colaboração da população é fundamental para inibir ações criminosas e proteger os dados dos cidadãos.



Relacionadas