TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Vigilância Sanitária alerta sobre os riscos dos “chips da beleza” e reforça proibição da Anvisa

Termo refere-se a implantes hormonais introduzidos no corpo com a promessa de melhorar a aparência, aumentar o desempenho físico e tratar sintomas como fadiga e menopausa

Por Redação T5 Publicado em
83d7141a 8083 ca97 64a0 fbdc1ef342f1
Vigilância Sanitária alerta sobre os riscos dos “chips da beleza” e reforça proibição da Anvisa (Foto: Divulgação/Assessoria)

A Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa, órgão vinculado à Prefeitura Municipal, fez um alerta à população sobre os riscos à saúde relacionados ao uso de hormônios implantáveis manipulados, conhecidos como “chips da beleza”. Esses implantes foram proibidos pela Resolução n° 4353, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que também vetou sua comercialização e propaganda.

O termo “chip da beleza” refere-se a implantes hormonais introduzidos no corpo com a promessa de melhorar a aparência, aumentar o desempenho físico e tratar sintomas como fadiga e menopausa. Eles geralmente contêm misturas de hormônios como testosterona, gestrinona e oxandrolona, sendo comercializados como soluções para perda de peso e ganho de massa muscular.

Perigos associados aos implantes hormonais

Victor Viana, gerente da Vigilância Sanitária de João Pessoa, explicou que a gestrinona, originalmente usada no tratamento de condições ginecológicas como endometriose, tem sido aplicada de forma inadequada para fins estéticos, o que expõe os usuários a riscos severos.

Entre os efeitos adversos listados estão:

  • Alopecia (queda de cabelo);
  • Disfonia (alteração na voz);
  • Hirsutismo (excesso de pelos);
  • Hipertensão arterial;
  • Acnes severas.

Em casos graves, o uso desses implantes pode levar a infertilidade, transtornos mentais e comportamentais ou até mesmo danos irreversíveis ao sistema cardíaco e hepático.

A proibição, segundo Victor Viana, “visa proteger a saúde pública, já que muitos desses hormônios não possuem comprovação de segurança e eficácia para fins estéticos. A medida foi tomada após denúncias de entidades médicas sobre complicações graves apresentadas por pacientes após o uso desses implantes.”

Fiscalização e denúncias

A Vigilância Sanitária de João Pessoa realiza ações regulares de fiscalização em clínicas e farmácias de manipulação para garantir o cumprimento da legislação. Além de apreender produtos proibidos, os fiscais orientam profissionais e consumidores sobre os perigos do uso de hormônios implantáveis para fins estéticos.

Consumidores que identificarem irregularidades podem denunciar à Vigilância Sanitária por meio do telefone 3213-7545, pelo aplicativo “João Pessoa na Palma da Mão”, ou através da Ouvidoria Setorial de Saúde, pelo número 160 ou WhatsApp (83) 98845-5002.

A Vigilância Sanitária de João Pessoa está localizada na Avenida Epitácio Pessoa, em frente ao Assaí Atacadista, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.



Relacionadas