TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
solenidade

Prefeitos e vereadores eleitos na Paraíba tomam posse nesta quarta-feira (1º)

As solenidades ocorrem em horários diferentes em cada cidade

Por Carlos Rocha Publicado em
Cicero Lucena ao lado de Leo Bezerra prefeito e vice prefeito de Joao Pessoa
Prefeitos e vereadores eleitos na Paraíba tomam posse nesta quarta-feira (1º) (Foto: PMJP)

Nesta quarta-feira (1º), os gestores municipais eleitos no último pleito em 2024 tomam posse em cerimônias realizadas por toda a Paraíba, inaugurando a legislatura que se estenderá até 2028. O evento simboliza o início de um novo ciclo político e administrativo nos municípios paraibanos.

Juntamente com os prefeitos, os vereadores eleitos assumem seus assentos nas câmaras legislativas, consolidando a representatividade das comunidades. As informações completas sobre os eleitos podem ser acessadas nos links fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entre os nomes de destaque, está a continuidade de Cícero Lucena (PP) à frente da prefeitura de João Pessoa, assim como de Bruno Cunha Lima (União Brasil), que segue no comando de Campina Grande. Ambos iniciam seus mandatos reeleitos em solenidades marcadas para esta quarta-feira.

Na capital, a cerimônia de posse de Cícero Lucena e do vice-prefeito Leo Bezerra (PSB) ocorre na Câmara Municipal durante o turno da tarde, logo após a definição da nova Mesa Diretora da Casa Legislativa.

Em Campina Grande, o prefeito Bruno Cunha Lima e seu vice, Alcindor Vilarim, serão empossados em um evento no Teatro Municipal Severino Cabral, às 16h. Antes disso, os vereadores eleitos e reeleitos assumem seus cargos em sessão às 14h, no plenário da Câmara Municipal.

No município de Cabedelo, a cerimônia de posse de André Coutinho e da vice-prefeita Camila Holanda será realizada na histórica Fortaleza de Santa Catarina, às 19h, sob coordenação da Câmara Municipal.

As eleições de 2024 apresentaram algumas peculiaridades. Em Riachão, no Curimataú, a vitória mais apertada do estado foi conquistada por Donato (PSB), que garantiu o cargo por apenas 20 votos de diferença. Por outro lado, Francinildo Pimentel (PSB), de Alagoa Nova, consolidou o resultado mais expressivo, com 92,87% dos votos válidos. Em seis cidades, como Junco do Seridó e Ouro Velho, a ausência de concorrentes levou à eleição automática dos únicos candidatos.

A participação feminina nos comandos municipais também avançou, com 54 mulheres eleitas, representando um crescimento de 45,9% em relação ao pleito anterior. A Paraíba ainda liderou no índice nacional de reeleição, com 107 prefeitos reconduzidos entre os 111 que tentaram renovar seus mandatos.

O Partido Progressistas (PP) emerge como o grande destaque no estado, sendo responsável por governar mais de 1,28 milhão de habitantes em 20 cidades, incluindo a capital. Com o início oficial dos novos mandatos, gestores e legisladores agora se preparam para enfrentar os desafios e demandas de suas comunidades ao longo dos próximos quatro anos.



Relacionadas