Contagem regressiva: Filtros personalizados do Instagram serão retirados este mês
Apenas filtros desenvolvidos oficialmente pela Meta continuarão disponíveis na plataforma
O Instagram anunciou que, a partir de 14 de janeiro de 2025, os filtros personalizados criados pelos usuários deixarão de existir. Essa mudança, comunicada pela Meta, envolve o encerramento do Meta Spark, a ferramenta que permitia a criação de efeitos personalizados no Instagram, Facebook e Messenger. Após essa data, apenas os filtros desenvolvidos oficialmente pela Meta continuarão disponíveis na plataforma.
De acordo com a Meta, o encerramento do Meta Spark é uma estratégia para priorizar produtos que estejam mais alinhados às necessidades futuras de consumidores e parceiros comerciais. A decisão visa otimizar os recursos financeiros e simplificar as operações da empresa. Além disso, a Meta deseja consolidar maior controle sobre os recursos da plataforma, focando especialmente na realidade aumentada como o principal elemento do Instagram.
A decisão afetará criadores de conteúdo e marcas que utilizam filtros personalizados como ferramentas de marketing e para engajamento. Com a desativação dos filtros personalizados, muitos profissionais terão que buscar alternativas, como parcerias mais estreitas com a Meta ou recorrer a plataformas concorrentes que ainda ofereçam funcionalidades semelhantes.
A Meta alertou os criadores para que baixem seus conteúdos antes de 14 de janeiro de 2025, pois os filtros personalizados deixarão de estar disponíveis definitivamente após essa data e assegurou que continuará inovando em recursos de realidade aumentada e promete novos formatos para o futuro.