Como fica o atendimento de saúde em João Pessoa durante o réveillon?
Nos finais de semana e feriados, as UPAs ficam responsáveis pelos atendimentos urgentes
A Prefeitura de João Pessoa divulgou nesta segunda-feira (30), orientações sobre os serviços em saúde, que vão desde a Atenção Básica até atendimentos de urgência e emergência. Foi resaltada a importância de buscar o serviço adequado conforme a gravidade do problema, para garantir o atendimento mais apropriado. que sua rede de saúde oferece serviços
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, nas festas de final de ano, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) registram alta procura por casos que poderiam ser atendidos nas Unidades de Saúde da Família (USFs). “A maioria dos pacientes que procuram as UPAs são classificados como verde e azul, o que indica baixa gravidade”, explicou.
USFs devem ser procuradas em casos de sintomas leves, como tosse, coriza ou febre baixa. Já situações como febre alta, pressão descontrolada, dores no peito, falta de ar severa, cólicas renais ou convulsões devem ser direcionadas às UPAs, que contam com serviços como raio-X, eletrocardiografia e observação.
O atendimento nas UPAs é feito por meio de classificação de risco, priorizando os casos mais graves. Pacientes menos urgentes, classificados como verde ou azul, são atendidos após aqueles com maior gravidade.
A cidade dispõe de quatro UPAs, localizadas nos bairros Jardim Oceania, Bancários, Valentina Figueiredo e Cruz das Armas, que funcionam 24 horas. Já as USFs, responsáveis por consultas médicas e odontológicas, além de serviços de enfermagem, atendem de segunda a sexta-feira e são indicadas para casos de sintomas leves ou acompanhamento de condições crônicas, como hipertensão e diabetes.
Nos finais de semana e feriados, as UPAs ficam responsáveis pelos atendimentos urgentes. A Prefeitura orienta que a utilização correta dos serviços de saúde ajuda a agilizar o atendimento e garantir maior eficiência no sistema.