Hospital de Trauma se prepara para aumento de 30% na demanda
Diretor afirma que hospital tem planos de contingência e novos equipamentos
Na manhã desta segunda-feria (23), o diretor do Hospital de Trauma de João Pessoa, Dr. Laécio Bragante, participou de uma entrevista ao vivo no programa Conexão Clube Tambaú. Durante a conversa, ele compartilhou informações sobre os desafios enfrentados pela instituição, a evolução no atendimento e a preparação para o aumento de demanda no final de ano.
O Hospital de Trauma tem se destacado no atendimento de múltiplas vítimas, como nos casos recentes de desastres, e também no tratamento de acidentes de trânsito, especialmente com motociclistas. Dr. Bragante relatou que, em 2015, cerca de 68% dos atendimentos de trânsito eram relacionados a motociclistas, número que subiu para 76% em 2024. A taxa de acidentes envolvendo motos tem aumentado, apesar das campanhas educativas.
Outro ponto abordado foi o aumento significativo nos atendimentos, especialmente no período de fim de ano, com a chegada de turistas em João Pessoa. A instituição está se preparando para atender a um aumento de 30% na demanda por atendimento de urgência. Para garantir uma resposta eficiente, o hospital tem planos de contingência, novos equipamentos e uma equipe altamente especializada, incluindo profissionais de áreas como neurocirurgia, oftalmologia e ortopedia.
O Dr. Laécio também destacou que, além dos atendimentos de urgência, o hospital oferece acompanhamento pós-alta com especialistas para reabilitação de vítimas de traumas. Com a chegada de novos equipamentos, como tomógrafos, o hospital continua avançando na qualidade do atendimento. Ele comentou ainda sobre a integração com outros hospitais da rede estadual, como o Hospital Dom José Maria Pires, facilitando o tratamento contínuo de pacientes.
Ele fez um apelo à população para que, em casos de trauma, especialmente em motociclistas, o hospital seja a primeira opção de atendimento, visto que a estrutura especializada pode lidar com lesões graves que, de outra forma, poderiam evoluir para complicações sérias.
Dr. Laécio encerrou a entrevista reafirmando o compromisso do hospital com a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados à população paraibana, especialmente no fim de ano, quando o volume de atendimentos aumenta.