Viaduto em João Pessoa será nomeado em homenagem ao ex-prefeito Luciano Agra
O viaduto está localizado nas imediações da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e dos Correios
Foi sancionada e publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, nesta sexta-feira (20), a Lei que vai denominar o viaduto em construção sobre a BR-230, em João Pessoa, de José Luciano Agra de Oliveira (Prefeito Luciano Agra). O viaduto está localizado nas imediações da Empresa Paraibana de Abastecimento e Serviços Agrícolas (Empasa) e dos Correios.
A homenagem foi proposta pelo Poder Executivo e sancionada pelo governador do estado, João Azevedo. A lei entrou em vigor nesta sexta-feira, data de sua publicação.
José Luciano Agra de Oliveira, conhecido como Luciano Agra, foi arquiteto e ex-prefeito de João Pessoa. Nascido em Campina Grande, em 25 de janeiro de 1952, formou-se em arquitetura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e concluiu mestrado em engenharia urbana na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Agra iniciou sua trajetória política como vice-prefeito em 2008, pelo PSB, e assumiu a prefeitura de João Pessoa em março de 2010, após a renúncia de Ricardo Coutinho, que disputava o cargo de governador da Paraíba. Ele permaneceu no cargo até o fim de 2012.
Em 2012, Agra enfrentou divergências dentro do PSB, não conseguiu a vaga de candidato à reeleição, e acabou se desfiliando do partido. Durante o pleito, apoiou Luciano Cartaxo, do PT, que foi eleito prefeito. Posteriormente, filiou-se ao PEN e, em 2014, tentou a candidatura como suplente de senador, sem sucesso.
Antes de ingressar na política, Luciano Agra teve uma sólida carreira como arquiteto e gestor público, ocupando cargos técnicos e administrativos em órgãos municipais e estaduais, além de ter sido secretário municipal de Planejamento de João Pessoa.
Luciano Agra faleceu em 10 de dezembro de 2014, vítima de um acidente vascular cerebral hemorrágico (AVCH). Sua trajetória foi marcada por contribuições significativas à administração pública e ao planejamento urbano da capital paraibana.