Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Sábado,
29 de Março
Amigos da Inclusão

Paraíba institui programa de voluntariado para inclusão de alunos com necessidades especiais

O programa busca auxiliar estudantes com necessidades educacionais especiais, deficiência física ou intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Por Carlos Rocha Publicado em
Mudança passa a valer a partir da data de publicação
Paraíba institui programa de voluntariado para inclusão de alunos com necessidades especiais (Foto: Reprodução)
ouça este conteúdo

Foi sancionada e publicada nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial do Estado da Paraíba a Lei que institui o Programa Educador Social Voluntário – Amigos da Inclusão. A iniciativa, de autoria do Poder Executivo, tem como objetivo selecionar trabalhadores voluntários para atuarem como cuidadores e mediadores pedagógicos na Rede Estadual de Educação.

O programa busca auxiliar estudantes com necessidades educacionais especiais, deficiência física ou intelectual e Transtorno do Espectro Autista (TEA) em suas atividades diárias, como alimentação, locomoção, higienização, integração e aprendizado. A atuação dos voluntários será complementar ao trabalho realizado pelos profissionais da educação, sendo vedada a substituição de servidores públicos.

Funções e bolsa-auxílio

Os voluntários poderão desempenhar duas funções:

  • Cuidadores, responsáveis pelo apoio nas atividades diárias dos estudantes;
  • Mediadores pedagógicos, que além do apoio nas atividades diárias, auxiliam no processo de aprendizado.

Os participantes receberão uma bolsa-auxílio de caráter indenizatório. Para cuidadores, o valor será de R$ 800, e para mediadores pedagógicos, R$ 900, condicionados à carga horária mínima de 20 horas semanais.

Processo seletivo e vigência

A seleção dos voluntários será realizada por meio de processo seletivo simplificado, regulamentado por portaria da Secretaria de Estado da Educação. Os aprovados firmarão um Termo de Adesão e Compromisso de Voluntariado, com vigência inicial de um ano, podendo ser prorrogado.

O programa será custeado por dotação orçamentária própria da Secretaria da Educação, e as vagas serão definidas conforme a demanda de cada unidade escolar e a disponibilidade orçamentária anual.

A lei entrou em vigor nesta sexta-feira (20), data de sua publicação no Diário Oficial.



Relacionadas
noscript