Homem é resgatado após ser jogado em bueiro por dívida de R$ 10 em João Pessoa
Vítima foi encontrada após pedestres ouvirem gritos de socorro e acionarem a Guarda Civil Municipal
Um homem de 45 anos foi resgatado na manhã desta sexta-feira (20), após passar a noite preso em um bueiro, no Centro de João Pessoa, onde teria sido jogado por quatro indivíduos em razão de uma dívida de R$ 10. O caso aconteceu nas proximidades do viaduto Damásio Franca, na Rua 13 de Maio, e foi atendido de forma ágil pela Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa (GCMJP) e pelo Corpo de Bombeiros.
A informação foi dada com exclusividade durante o programa "O Povo na TV", da TV Tambaú/SBT.
Segundo informações da Guarda Municipal, a ocorrência chegou até eles após pessoas ouvirem gritos de socorro vindos do bueiro. A equipe da GCMJP foi acionada, conseguiu remover a tampa do bueiro e resgatar o homem, que estava em condições precárias, debilitado pela fome, sede e o tempo exposto ao ambiente insalubre.
O inspetor Claudinaldo, da Guarda Municipal, relatou que a vítima, moradora de rua e usuária de drogas, afirmou que foi jogada no local pelos agressores, após um desentendimento sobre a dívida. "Ele estava em uma situação muito difícil, e alegou que teria sido colocado ali por causa de uma dívida com traficantes. Ele informou também que, antes de ser jogado no bueiro, havia sido ameaçado de ser jogado de cabeça para baixo do viaduto", disse Claudinaldo.
Após o resgate, o homem foi atendido pela equipe do Corpo de Bombeiros, que prestou os primeiros socorros. A vítima recusou a ida ao hospital, alegando que estava com fome e sede. "Ele falou que desde as 19h de ontem não comia nem bebia nada", contou o bombeiro Carvalho, que acompanhou a operação. O Corpo de Bombeiros afirmou que a vítima estava consciente, orientada, mas debilitada.
A equipe de resgate acredita que, sem a intervenção rápida das autoridades, a situação poderia ter terminado de maneira fatal. "Ele estava completamente vulnerável, mas graças ao trabalho conjunto, conseguimos evitar uma tragédia", afirmou Claudinaldo.
A vítima, que não teve a identidade revelada, passou por atendimento e acompanhamento das autoridades, e deverá receber assistência social através do programa POP (População de Rua), um serviço da prefeitura de João Pessoa que visa apoiar moradores em situação de vulnerabilidade social.