UFPB entra em ranking das universidades mais sustentáveis do mundo
Resultados foram divulgados pela empresa britânica responsável pelo levantamento
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) foi incluída, pela primeira vez, no QS World University Ranking - Sustainability 2025, que reconhece internacionalmente as instituições de ensino superior mais comprometidas com a sustentabilidade. Os resultados foram divulgados pela Quacquarelli Symonds (QS), empresa britânica responsável pelo levantamento.
A UFPB estreou no ranking ocupando a faixa das posições 1.401 a 1.450 entre mais de 1.700 universidades avaliadas globalmente. No recorte regional, que avaliou 409 instituições da América Latina e do Caribe, a Universidade ficou na 324ª posição. Entre as 42 universidades brasileiras listadas, a UFPB ocupa o 31º lugar.
O ranking QS avalia as instituições em três dimensões principais: impacto ambiental (45% da nota final), impacto social (também com peso de 45%) e governança (10%). O melhor desempenho da UFPB foi registrado na dimensão de impacto social, onde a instituição figura entre as 15 melhores universidades do Brasil. Este resultado reflete o sucesso de iniciativas voltadas para o desenvolvimento regional.
A presidente da Agência UFPB de Cooperação Internacional (ACI), professora Ana Berenice Martorelli, comemorou a conquista, destacando a relevância internacional alcançada pela Universidade. “A entrada da Universidade Federal da Paraíba neste ranking fortalece sua visibilidade global, posicionando a instituição entre aquelas comprometidas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Isso reflete os esforços de toda a comunidade universitária para integrar práticas sustentáveis ao ensino, à pesquisa e à gestão de seus campi. Ainda há desafios, mas este é um passo importante rumo à transformação da UFPB em uma instituição plenamente sustentável”, afirmou Martorelli.
O QS World University Ranking - Sustainability é liderado pela Universidade de Toronto, no Canadá, seguida pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ), na Suíça. O terceiro lugar foi dividido entre a Universidade de Lund, na Suécia, e a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.