TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
em são paulo

Lula é liberado por médicos e retorna a Brasília nesta quinta-feira

Apesar da liberação, os médicos reforçaram que Lula deve evitar exercícios físicos até segunda ordem

Por Redação T5 Publicado em
Lula hospital 101
Lula é liberado por médicos e retorna a Brasília nesta quinta-feira (Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está liberado para voltar a Brasília nesta quinta-feira (19), após evolução positiva em seu quadro de saúde. A liberação foi anunciada pelos médicos Dr. Roberto Kalil Filho e Dra. Ana Helena Germoglio, que destacaram melhorias significativas após os procedimentos realizados.

“O presidente realizou a tomografia de controle que estava prevista, o exame está melhor, o estado geral dele é bom e a equipe médica liberou ele para ir para Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A Dra. Ana vai acompanhá-lo em Brasília nas próximas semanas, onde ele irá fazer exames de controle”, declarou Dr. Kalil.

Recomendações médicas

Apesar da liberação, os médicos reforçaram que Lula deve evitar exercícios físicos até segunda ordem. Segundo Kalil, não houve comprometimento cognitivo, permitindo que o presidente retome suas atividades normais de trabalho.

“A orientação médica é não fazer exercícios físicos. Obviamente, ele vai ter as atividades normais porque a parte de cognição está perfeita, e ele pode trabalhar”, explicou o médico.

A Dra. Ana Helena Germoglio complementou, afirmando que o presidente já está retomando algumas atividades. “O presidente está recebendo ministros em casa e já está exercendo atividades de articulação”, afirmou.

Quadro clínico e internação

Lula recebeu alta no último domingo (15), após ter sido internado na madrugada de 10 de dezembro devido à necessidade de uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça. Dois dias depois, ele passou por um segundo procedimento para prevenir novas hemorragias.

A internação foi decorrente de uma queda no banheiro ocorrida em 19 de outubro, quando o presidente bateu a cabeça na banheira de hidromassagem no Palácio da Alvorada, precisando levar cinco pontos no ferimento. À época, Lula relatou um sangramento intenso causado pelo acidente.



Relacionadas