TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
saúde

Instituto Butantan pede à Anvisa registro da primeira vacina contra dengue de dose única no mundo

Caso a solicitação seja aprovada, o Butantan pretende entregar 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde em um período de três anos

Por Redação T5 Publicado em
Paraíba registra mais de 900 casos de dengue nos primeiros meses do ano
Instituto Butantan pede à Anvisa registro da primeira vacina contra dengue de dose única no mundo (Foto / Reprodução)

O Instituto Butantan apresentou nesta segunda-feira (16) um pedido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para o registro da Butantan-DV, a primeira vacina de dose única do mundo voltada ao combate da dengue. Desenvolvido pela própria instituição, o imunizante oferece proteção contra as quatro variações do vírus, sendo classificado como tetravalente.

Caso a solicitação seja aprovada, o Butantan pretende entregar 100 milhões de doses ao Ministério da Saúde em um período de três anos. O plano inicial prevê a produção de 1 milhão de doses em 2025, com os demais lotes distribuídos entre 2026 e 2027.

Dados clínicos confirmam eficácia

De acordo com o Butantan, os estudos clínicos foram concluídos em junho deste ano, quando o último participante alcançou cinco anos de acompanhamento. Os resultados indicam alta eficácia da vacina, com dados publicados em revistas científicas de prestígio:

  • 79,6% de eficácia geral para evitar casos sintomáticos, segundo a New England Journal of Medicine;
  • 89% de proteção contra formas graves da doença, conforme análise da revista The Lancet, com duração de até cinco anos.

A dengue continua sendo uma emergência de saúde no Brasil. Até o último sábado (14), 5.922 pessoas perderam a vida em decorrência da doença, conforme números divulgados pelo Ministério da Saúde.

Próximas etapas de avaliação

A Anvisa, responsável pela aprovação de medicamentos e vacinas no Brasil, analisará se o imunizante atende aos critérios exigidos de qualidade, eficácia e segurança. Três desfechos são possíveis para a solicitação: aprovação, devolução do pedido para ajustes ou rejeição.

Caso o registro seja concedido, o preço da Butantan-DV será avaliado pela Câmara de Regulação de Mercado de Medicamentos (CMED). Paralelamente, uma comissão será encarregada de estudar a inclusão do imunizante no Sistema Único de Saúde (SUS).

Com o registro da Butantan-DV, o Brasil poderá avançar no combate à dengue de forma significativa, trazendo maior proteção para a população e consolidando o país como referência em inovação na saúde pública.



Relacionadas