Cinco pessoas são presas suspeitas de assaltos e extorsões em João Pessoa e Guarabira
Investigações apontam que quadrilha já causou prejuízo superior a R$ 500 mil
Uma operação integrada das Polícias Civil, Militar e Corpo de Bombeiros foi realizada, na manhã desta segunda-feira (16), com objetivo de combater uma organização criminosa que praticava assaltos e extorsões em Guarabira e João Pessoa.
Denominada "Smurfing", a operação foca no desmantelamento de um grupo especializado em obrigar vítimas, sob ameaça de armas de fogo, a realizar transferências via Pix para chaves bancárias de integrantes do bando. Durante os crimes, as vítimas eram mantidas em cárcere e só eram liberadas após confirmarem os pagamentos.
As investigações apontam que a quadrilha já causou um prejuízo superior a R$ 500 mil. Durante a operação, foram apreendidas drogas, munições de vários calibres, dinheiro oriundo do tráfico e cadernos com anotações relacionadas às atividades criminosas. Até o momento, cinco pessoas foram presas, e as ações continuam nas ruas de Guarabira e João Pessoa.
Coordenada pelo delegado Walter Brandão, gestor da 8ª Seccional de Guarabira, a operação mobilizou diversas equipes para executar mandados de prisão e busca. O nome “Smurfing” faz referência a uma prática financeira ilícita que consiste no fracionamento de grandes somas de dinheiro para dificultar sua rastreabilidade.