TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
imunização

Quase 12 mil doses de vacina são aplicadas em 'Dia D' na Paraíba

Os cinco municípios com maior número de doses aplicadas foram: João Pessoa (881 doses), Campina Grande (880 doses), Alhandra (438 doses), Cabedelo (305 doses) e Sousa (302 doses)

Por Carlos Rocha Publicado em
Joao Pessoa suspende vacinacao de gestantes e puerperas sem comorbidades
Paraíba realiza "Dia D" de vacinação e aplica quase 12 mil doses em todo o estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou, nesta sexta-feira (13), o "Dia D de Vacinação", com foco na vacinação contra difteria, tétano e coqueluche (dTpa) em gestantes e na Multivacinação para atualização do cartão de vacinação de crianças, adolescentes e idosos. Ao todo, foram aplicadas 11.981 doses de vacinas em 192 municípios paraibanos, sendo 781 doses para a vacina dTpa e 11.200 doses para as demais vacinas preconizadas no Calendário Nacional de Vacinação.

Os cinco municípios com maior número de doses aplicadas foram:

  • João Pessoa (881 doses)
  • Campina Grande (880 doses)
  • Alhandra (438 doses)
  • Cabedelo (305 doses)
  • Sousa (302 doses)

De acordo com a Márcia Mayara, chefe do Núcleo Estadual de Imunização da SES, a ação é crucial para garantir que a população paraibana continue protegida contra doenças preveníveis por vacinas. "A vacina dTpa, ao ser administrada na gestante, protege tanto ela quanto o bebê, que é o grupo de maior risco para complicações de coqueluche", explicou Mayara, destacando a importância da vacinação contínua, mesmo em um cenário de controle de doenças.

Neste Dia D, foram disponibilizados mais de mil postos de vacinação em todo o estado. Em João Pessoa, além das Unidades de Saúde da Família (USF), a vacinação ocorreu também em locais estratégicos como o Home Center Ferreira Costa, Tambiá Shopping e Shopping Sul. Além disso, o mascote Zé Gotinha visitou unidades de saúde como as USF Verdes Mares e Cidade Verde II, no bairro de Mangabeira, acompanhando as equipes de imunização.

A técnica de enfermagem Heloísa Maria Lira, grávida de 21 semanas, foi um dos exemplos de gestantes que aproveitaram a oportunidade para tomar a vacina dTpa. "Eu sempre tomei todas as vacinas, porque sei que elas são fundamentais para evitar doenças graves. Agora, grávida, me sinto ainda mais responsável por proteger o meu filho", afirmou Heloísa, após receber a vacina.

Este evento é parte do programa Vacina Mais Paraíba, que completou recentemente dois anos e conta com sete Dias D realizados em 2024. Nos seis primeiros eventos, foram aplicadas 287.386 doses, mostrando o impacto positivo das campanhas na cobertura vacinal do estado.



Relacionadas