Ibama realiza operação de combate a pesca ilegal de lagostas na Paraíba
A operação, realizada ao longo de 31 dias, abrangeu seis estados e resultou em 82 infrações, 16,9 mil quilos de pescado apreendidos e 202 guaiamuns resgatados
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluiu, nesta quinta-feira (12), a Operação Panulirus, que fiscalizou a pesca ilegal de lagostas no Nordeste, com destaque para a Paraíba. A operação, realizada ao longo de 31 dias, abrangeu seis estados e resultou em 82 infrações, 16,9 mil quilos de pescado apreendidos e 202 guaiamuns resgatados. As multas aplicadas somaram R$ 2,8 milhões.
Na Paraíba, agentes do Ibama abordaram embarcações de pesca no litoral e fiscalizaram estabelecimentos comerciais, como restaurantes e distribuidores. A ação tem como objetivo combater a pesca ilegal das lagostas vermelha e cabo verde, que estão no período de defeso, que vai de novembro a abril.
Além do Ibama, a operação contou com a colaboração do ICMBio, Polícia Federal e Marinha do Brasil. A pesca ilegal, especialmente a realizada com compressor de ar, é uma das principais ameaças à sustentabilidade das espécies e ao meio ambiente marinho.