Vital do Rêgo destaca foco no cidadão e desafios de estar a frente do TCU
Vital fala sobre desafios e planos à frente de uma das mais importantes cortes de fiscalização do Brasil
O Tambaú Debate deste sábado (14) recebe o recém-empossado presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, para uma conversa exclusiva com Josival Pereira. O programa, que vai ao ar às 8h, aborda os desafios e os planos do ministro à frente de uma das mais importantes cortes de fiscalização do Brasil.
Vital destacou a magnitude do trabalho do TCU, que analisa entre 70 e 80 mil processos por ano e economizou R$ 16 bilhões para a União somente em 2024. Ele ressaltou que a gestão será voltada ao cidadão e revelou a proposta de criar em cada cidade "um grupo de voluntários, que sejam fiscais sociais, que sejam auditores sociais", disse.
O ministro também explicou o impacto do TCU na administração pública: "Em termos de tamanho, a Constituição nos definiu. Qualquer pessoa física ou jurídica tem que prestar contas do que gasta da União, e quem fiscaliza é a Corte de Contas, que é o Tribunal de Contas da União. Você imagina, qualquer ato administrativo de aposentadoria, de servidor da União, tem que passar por aqui. Então, é um tribunal que tem uma missão administrativa enorme, com um trabalho gigantesco para poucos ministros".
Vital afirmou que muitas falhas de gestores municipais acontecem por falta de capacitação e que o tribunal deve ter um papel pedagógico. "E quando vem para cá, eles erram, mas não com dolo. É porque muitas vezes não têm capacitação, não têm gente habilitada para fazer, não têm uma organização. E aí a gente começou a mudar a cultura desse tribunal, dizendo que ele tem que ser um tribunal também sancionatório para cumprir o seu dever, mas, acima de tudo, um tribunal pedagógico, para ensinar a não errar".
O programa promete uma conversa esclarecedora sobre como o TCU impacta a administração pública e os cidadãos, reforçando o compromisso da gestão de Vital do Rêgo com a eficiência e a transparência.