Paraibana de Campina Grande, Tarciana Medeiros é eleita uma das mulheres mais poderosas do mundo
Executiva ocupa a 24ª colocação no ranking, que conta com nomes de destaque internacional
A campinense Tarciana Medeiros, presidente do Banco do Brasil, foi reconhecida como uma das mulheres mais poderosas do mundo em ranking divulgado pela Revista Forbes, dos Estados Unidos, nesta quarta-feira (6). Natural de Campina Grande, Tarciana é a única brasileira a integrar a lista, que destaca 50 personalidades femininas influentes em diversas áreas.
A executiva ocupa a 24ª colocação no ranking, que conta com nomes de destaque internacional, como a cantora Beyoncé, a vice-presidente dos Estados Unidos Kamala Harris e a presidente da Comissão Europeia Úrsula von der Leyen. O reconhecimento sublinha o impacto de sua gestão como a primeira mulher a liderar o Banco do Brasil em seus 215 anos de história.
Tarciana Medeiros nasceu em uma família humilde e, antes de ingressar no Banco do Brasil, trabalhou como feirante e professora. Formada em administração, tornou-se funcionária da instituição por meio de concurso público há mais de 20 anos.
No Banco do Brasil, Tarciana assumiu diferentes cargos de relevância, como a liderança da Superintendência Comercial da BB Seguros, onde foi responsável por estratégias inovadoras. Em 16 de janeiro de 2024, ela alcançou o cargo mais alto da instituição, consolidando-se como uma das líderes femininas mais influentes no setor financeiro brasileiro.
Reconhecimento internacional
A Forbes destacou a relevância de Tarciana como líder de uma das maiores instituições financeiras do Brasil, ressaltando sua contribuição para um modelo de gestão inclusivo e inovador. A presença dela na lista reflete o avanço das mulheres em posições de destaque em um cenário historicamente dominado por homens.
Entre as homenageadas no ranking também estão personalidades como as cantoras Rihanna e Taylor Swift, a apresentadora Oprah Winfrey e a presidente do México Claudia Sheinbaum.