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Nove lojas são autuadas pelo Procon-JP por irregularidades em promoções

PROCON também está atento às irregularidades nas lojas virtuais

Por Redação T5 Publicado em
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Nove lojas são autuadas pelo Procon-JP por irregularidades em promoções (Foto: Divulgação)

O Procon de João Pessoa tem intensificado as fiscalizações no comércio físico e virtual para proteger os consumidores neste período de grande movimentação nas compras de fim de ano. Em entrevista ao programa Conexão Clube Tambaú, da Clube FM, nesta quinta-feira (12), o secretário do órgão, Rougger Guerra, destacou que mais de nove lojas físicas foram autuadas recentemente durante a Operação Black Friday, realizada em parceria com o PROCON estadual e o Ministério Público. “Encontramos inúmeras irregularidades, como falsas promoções e falhas nas ofertas. Muitas lojas praticaram o que chamamos de ‘metade do dobro’, simulando descontos inexistentes para atrair consumidores”, explicou Rougger.

Além das autuações em lojas físicas, o PROCON também está atento às irregularidades nas lojas virtuais, que são alvo frequente de reclamações, especialmente relacionadas a atrasos e fraudes.

O secretário descreveu as fraudes na internet como uma verdadeira “praga”, destacando a sofisticação dos golpes. Segundo ele, muitos criminosos utilizam nomes de empresas conhecidas para enganar consumidores, oferecendo promoções muito abaixo do valor de mercado ou redirecionando para sites falsos. “Hoje os golpes são bem elaborados, com páginas que imitam lojas reais. Até consumidores experientes podem ser enganados. Por isso, nossa orientação é clara: desconfie de preços extremamente baixos, pesquise a reputação do vendedor e, se estiver em dúvida, envie o link para análise no WhatsApp do PROCON”, alertou Rougger.

O PROCON disponibiliza o WhatsApp (83) 98665-0179 para atender consumidores que tenham dúvidas sobre a confiabilidade de lojas ou ofertas. O canal também é usado para receber denúncias de irregularidades, como cobranças indevidas em listas de material escolar. “Nosso WhatsApp é um aliado para o consumidor. Ficou na dúvida sobre a idoneidade de uma loja? Envie o link que analisamos. Está com problema em uma compra? Registre a reclamação para que possamos agir rapidamente”, afirmou o secretário.

Se um produto atrasar, chegar com defeito ou não for entregue, o consumidor deve procurar o PROCON imediatamente. Rougger orienta que isso seja feito até no primeiro dia de atraso. “Ao registrar a reclamação, conseguimos não só resolver o caso específico, mas também agir preventivamente para evitar que outros consumidores sejam prejudicados e punir os fornecedores infratores”, explicou.

Rougger Guerra também ressaltou o aumento das ações fiscalizatórias nesta época do ano, que segue até o início de janeiro. Segundo ele, o consumo elevado no período é um terreno fértil para fraudes, golpes e falsas promoções, exigindo maior vigilância. “Este é o momento em que o consumidor mais precisa de proteção, e o PROCON está nas ruas e no ambiente digital para garantir que seus direitos sejam respeitados”, concluiu o secretário.



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