Setor de serviços cresce 8,4% na Paraíba em outubro e supera média nacional
No comparativo entre outubro e setembro deste ano, a Paraíba avançou 4%, o maior índice entre os estados do Nordeste e bem acima do registrado no Brasil, que foi de 1,1%
O setor de serviços na Paraíba cresceu 8,4% em outubro deste ano, comparado ao mesmo mês de 2023, de acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, divulgada nesta quarta-feira (11). O índice superou a média nacional, que ficou em 6,3%, e marcou o quinto mês consecutivo de alta no estado.
No comparativo entre outubro e setembro deste ano, a Paraíba avançou 4%, o maior índice entre os estados do Nordeste e bem acima do registrado no Brasil, que foi de 1,1%. No acumulado de janeiro a outubro, o setor de serviços no estado teve alta de 4,3%, também superior à média nacional de 3,2%.
Segmentos em destaque
De acordo com o IBGE, os segmentos de transporte de passageiros e transporte de cargas foram os que mais contribuíram para o desempenho positivo em outubro deste ano, comparado ao mesmo mês de 2023.
Importância do setor
O setor de serviços é apontado pelo IBGE como o principal motor do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) no país. Na Paraíba, ele tem papel essencial, junto ao comércio e à administração pública, na composição da economia estadual.
A Pesquisa Mensal de Serviços produz indicadores que permitem acompanhar o desempenho do setor no Brasil e nos estados. A análise abrange a receita bruta real de empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais empregados, e que desempenham como atividade principal um serviço não financeiro, excluindo as áreas de saúde e educação.