Cagepa inicia fiscalização para combater furto de água em áreas de praia na PB
Segundo o diretor comercial da Cagepa, Isaac Veras, a operação busca reduzir perdas no sistema e melhorar o abastecimento em áreas impactadas por furtos
A Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) iniciou, nesta segunda-feira (9), uma operação para fiscalizar imóveis em bairros de áreas de praia da Região Metropolitana de João Pessoa, com o objetivo de combater furtos de água. A ação, que prevê a inspeção de cinco mil imóveis, busca identificar irregularidades como ligações clandestinas, desvios e uso de bombas de sucção no ramal de água.
Segundo o diretor comercial da Cagepa, Isaac Veras, a operação busca reduzir perdas no sistema e melhorar o abastecimento em áreas impactadas por furtos. A fiscalização segue até janeiro de 2025.
Na capital, os bairros de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Jardim Oceania e Bessa estão sendo inspecionados. Em Cabedelo, as áreas abrangem Intermares, Ponta de Campina, Poço e Camboinha, informou o subgerente comercial do Litoral, Thiago Heleno.
O furto de água é crime, conforme o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, com pena de 1 a 4 anos de reclusão e multa. A Cagepa também pode aplicar sanções administrativas, como suspensão do fornecimento e multas de até R$ 10 mil.
Denúncias sobre irregularidades podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 115, pelo WhatsApp (83 98198-4495), no site cagepa.pb.gov.br ou pelo aplicativo Cagepa, disponível para Google Play e App Store.