Paraíba lança recomendação para cobertura de violência contra mulheres
A recomendação foi baseada no Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável
O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Mulher e Diversidade Humana (Semdh), assina, nesta terça-feira (10), a Recomendação nº 11/2024, que define diretrizes para os meios de comunicação na cobertura de casos de violência contra mulheres e feminicídios. A cerimônia será realizada às 9h, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil – secção Paraíba (OAB-PB).
A medida conta com a adesão do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Estado da Paraíba (MPPB) e Defensoria Pública do Estado da Paraíba (DPE-PB). Representantes de entidades como o Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, Observatório Paraibano de Jornalismo e a Rede Estadual de Atenção às Mulheres Vítimas de Violência da Paraíba (Reamcav) também participarão do evento.
A recomendação foi baseada no Guia de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres: Diretrizes para uma Cobertura Responsável, elaborado pela Semdh, em parceria com o Intervozes e o Observatório Paraibano de Jornalismo. O documento orienta os veículos de comunicação sobre a abordagem de casos de violência e estabelece critérios para a contratação de serviços de publicidade, incluindo rádio, TV, sites e blogs, priorizando práticas que evitem o sensacionalismo e assegurem uma cobertura ética.