Provas do Enem PPL 2024 começam nesta terça-feira (10) em unidades penais da Paraíba
Mais de 1.600 pessoas participam do exame, incluindo 170 mulheres, em 67 locais, abrangendo todas as unidades penais do estado e a sede da Gerência de Ressocialização
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas em Privação de Liberdade (Enem PPL) 2024 começaram nesta terça-feira (10) e seguem até quarta-feira (11), aplicadas pela Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB) e Secretaria de Educação (SEE). Na Paraíba, 1.635 pessoas participam do exame, incluindo 170 mulheres, em 67 locais, abrangendo todas as unidades penais do estado e a sede da Gerência de Ressocialização.
As unidades com maior número de inscritos são a Penitenciária Sílvio Porto, em João Pessoa, com 251 participantes, e o Presídio Feminino de Campina Grande, com 72.
O exame envolve 278 colaboradores, entre aplicadores, chefes de sala, policiais penais e coordenadores pedagógicos. "Trabalhamos para garantir a logística e a segurança necessárias para que tudo ocorra dentro da normalidade", afirmou o secretário da Seap-PB, João Alves.
As provas seguem o padrão do Enem regular: no primeiro dia, questões de Ciências Humanas, Linguagens e redação, com duração das 13h30 às 19h (ou 20h para tempo adicional); e no segundo dia, questões de Ciências da Natureza e Matemática, até 18h30 (ou 19h30 para tempo adicional).
O gerente de Ressocialização, João Sitônio Rosas, destacou a relevância do Enem PPL para a inclusão social. "Esperamos muitas aprovações, fortalecendo o acesso ao ensino superior e a ressocialização", afirmou. O programa Se Liga no Enem, da SEE, também contribuiu para o preparo dos candidatos.
Os resultados serão divulgados no site do Inep em 13 de janeiro de 2025.