Dados de 1.500 brasileiros são vazados em pesquisa do Banco Central
A pesquisa, realizada entre outubro e novembro de 2023, foi divulgada no final de novembro e busca orientar políticas públicas sobre meios de pagamento no Brasil
O Banco Central (BC) confirmou, nesta quinta-feira (5), o vazamento de dados de 1.500 participantes da pesquisa "O brasileiro e os hábitos de uso de meios de pagamento". A pesquisa, realizada entre outubro e novembro de 2023, foi divulgada no final de novembro e busca orientar políticas públicas sobre meios de pagamento no Brasil.
Foram expostos dados como nome, endereço, telefone, idade, escolaridade, renda, emprego e hábitos de uso do PIX. No entanto, o BC esclareceu que informações sigilosas, como senhas e dados bancários, não foram comprometidas.
O BC alertou que as pessoas afetadas devem ficar atentas a tentativas de golpe por telefone, onde podem ser mencionados seus dados da pesquisa. A falha foi detectada pelo Banco Central no mesmo dia e corrigida, com a publicação retirada e substituída por uma versão sem dados pessoais.
As vítimas do vazamento serão comunicadas por carta. O BC garantiu que os dados expostos não permitem acesso a contas bancárias ou movimentações financeiras.