Coroação marca, neste sábado (07), início das homenagens ao Dia de Iemanjá em João Pessoa
Caminhada e celebração na praia completam programação de homenagem
Começam neste sábado (07), as homenagens ao Dia de Iemanjá, celebrado no domingo (08), em João Pessoa. Os devotos da Rainha do Mar, celebrarão a data com uma série de eventos que misturam rituais religiosos, manifestações culturais e respeito à tradição afro-brasileira.
Neste sábado (07), acontece a sétima edição da coroação da imagem. De acordo com o organizador, Elialdo de Iemanjá, o evento surgiu de uma promessa que ele fez aí Iemanjá. "Por ser filho dela, eu disse que no dia que ela começasse a mudar a minha vida, eu iria fazer uma festa pública para coroar uma imagem e sair com essa imagem para se juntar com a caminhada de pai Gilberto", disse. O evento está programado para começar às 17h, na rotatória do Sesc Gravatá, no Valentina de Figueiredo. Na sequência, a imagem sai em cortejo até o momento da coroação, que será seguida de diversas homenagens, com expectativa de cerca de 400 participantes.
No domingo (08), a imagem sai, em carreata até o bairro de Cruz das Armas. Lá, os devotos se juntam a outros que participaram da caminhada de Iemanjá em direção ao Busto de Tamandaré, na orla de Tambaú. De acordo com Pai Gilberto, organizador da caminhada, a concentração começa às 14h. Às 15h30 é feita uma saudação do palácio pedindo licença aos orixás para sair na rua e 16h a carreata com alegorias seguem pela avenida Cruz das Armas, Seguindo pela Vasco da Gama, João Machado, Maximiano Figueiredo, chegando até a Epitácio Pessoa. A caminhada encerra no Busto de Tamandaré, onde se reunirão adeptos do candomblé, umbanda e simpatizantes que desejam agradecer ou pedir bênçãos à divindade.
Significado cultural e religioso
Iemanjá, orixá das águas salgadas, é uma figura central na espiritualidade de muitas tradições afro-brasileiras. Considerada a protetora das famílias e dos pescadores, ela simboliza a força, a fertilidade e o acolhimento. Para seus devotos, o dia 8 de dezembro é um momento de conexão espiritual e de renovação de votos de fé.
Em João Pessoa, a data também serve como um espaço para reflexões sobre a importância de preservar a cultura afrodescendente e combater a intolerância religiosa. Eventos paralelos, como rodas de conversa e apresentações culturais, reforçam essa mensagem.