TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
estudo internacional

Estudo revela que 51% dos alunos brasileiros do 4º ano não dominam matemática básica

Os alunos não dominam habilidades matemáticas essenciais, como a tabuada, interpretação de gráficos simples e realização de operações com números de três algarismos.

Por Redação T5 Publicado em
Alunos da rede estadual
Brasil ficou abaixo da média global de 503 pontos (Foto: Divulgação / Governo da Paraíba)

O Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss), divulgado nesta quarta-feira (4), mostrou que 51% das crianças brasileiras do 4º ano do ensino fundamental não dominam habilidades matemáticas essenciais, como a tabuada. O estudo também apontou dificuldades na interpretação de gráficos simples e na realização de operações com números de três algarismos.

Com uma média de apenas 400 pontos em matemática, o Brasil ficou abaixo da média global de 503 pontos, ocupando uma das últimas posições entre os 64 países participantes, à frente apenas de Marrocos, Kuwait e África do Sul. Esse desempenho significa que os estudantes brasileiros estão, em média, três anos escolares atrás de outros países.

Além disso, no 8º ano, 62% dos alunos não dominam conceitos básicos, como cálculo de áreas e interpretação de gráficos. A pesquisa também revelou que mais de 60% dos estudantes têm dificuldades com geometria e proporções. Em ciências, 42% não conseguiram responder corretamente questões sobre células e reações químicas.

A pesquisa ainda destacou o impacto negativo da formação de professores no Brasil. A baixa remuneração e as condições de trabalho da carreira docente dificultam a atração de bons profissionais, principalmente em áreas como matemática, o que contribui para o baixo nível de ensino nas escolas, especialmente as públicas. Isso também reflete na qualidade do ensino superior, com muitos alunos ingressando nas universidades com defasagem no aprendizado do ensino médio.



Relacionadas