TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Mais pagamento

Receita Federal paga lote da malha fina do IR nesta sexta (29)

Valores são depositados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF

Por Redação T5 Publicado em
Receita Federal
Receita Federal paga lote da malha fina do IR nesta sexta (29) (Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A Receita Federal paga, nesta sexta-feira (29), o lote de restituições de novembro referente à malha fina do Imposto de Renda. Cerca de 221.597 contribuintes que regularizaram as pendências com o Fisco receberão um total de R$ 558,8 milhões. Desse montante, R$ 306,9 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade no reembolso.

Os contribuintes prioritários incluem idosos acima de 80 anos, pessoas entre 60 e 79 anos, indivíduos com deficiência ou moléstia grave, professores cuja maior fonte de renda é o magistério. Aqueles que informaram a chave Pix do tipo CPF ou usaram a declaração pré-preenchida também tiveram prioridade no pagamento. Esses grupos somam 148.446 contribuintes.

Outros 73.151 contribuintes não prioritários e que não informaram chave Pix também estão incluídos neste lote de restituições. Desde o dia 22 de novembro, os contribuintes podem consultar se estão incluídos no lote residual acessando o site da Receita Federal e selecionando a opção “Meu Imposto de Renda”, seguida de “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser feita pelo aplicativo da Receita para smartphones e tablets.

Os valores são depositados na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso a restituição não seja creditada por motivos como conta bancária desativada, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.

Após um ano sem resgate, será necessário acessar o Portal e-CAC para solicitar o valor. Na seção “Declarações e Demonstrativos”, deve-se clicar em “Meu Imposto de Renda” e buscar a opção "Solicitar restituição não resgatada na rede bancária". Quem não foi contemplado neste lote deve verificar o extrato da declaração no e-CAC, regularizar possíveis pendências com uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de restituição.



Relacionadas