TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
afirma MPPB

15 municípios não têm sala de coleta do 'teste do pezinho'

Ministério Público da Paraíba cobrou a instalação

Por Redação T5 Publicado em
A photo of a baby with a focus on his feet the bab blzb L99 RT1 OU Ke F m Qx7 KA 1l0 Zd Ueg Sp Sa Lj4ztktr RQ
Bebê deitado com os pés pra cima (Foto: Ideogram)

Quinze municípios da Paraíba não possuem sala de coleta para realização da triagem neonatal, exame conhecido como "teste do pezinho". Por conta disso, o Ministério Público da Paraíba cobrou às prefeituras a instalação dessas salas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PB), os municípios que não dispõem de salas para a coleta do exame são: Areia de Baraúnas, Baraúna, Boa Ventura, Bom Sucesso, Brejo dos Santos, Conceição, Diamante, Passagem, Pilõezinhos, Pirpirituba, Riachão, Riachão do Poço, Rio Tinto, Santa Inês e de São José de Espinharas.

Conforme explicou a coordenadora do CAO Saúde, a promotora de Justiça Fabiana Lobo, a falta da coleta local impacta negativamente na cobertura da triagem neonatal, pois a puérpera e o bebê (de três a cinco dias de nascido) precisam ser levados para outro município. “Muitos não vão, comprometendo eventual diagnóstico e tratamento precoce de doença congênita”, argumentou.

Segundo a promotora, a implantação de sala de coleta para o teste do pezinho pode ser feita em um espaço na própria UBS (Unidade Básica de Saúde). Para facilitar o trabalho, a SES elaborou um checklist com os requisitos mínimos que devem ser atendidos pelos municípios. O checklist também foi enviado aos promotores de Justiça.



Relacionadas