Castrações do Programa Paraíba PET beneficiam mais de 1.400 animais
O serviço é gratuito e beneficia protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no RegPet
O programa Paraíba PET, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 1.400 castrações de cães e gatos em pouco mais de um ano de atuação. O serviço é gratuito e beneficia protetores independentes e famílias em situação de vulnerabilidade social cadastradas no RegPet. As ações já atenderam mais de 510 animais na região de João Pessoa e 890 em Campina Grande e municípios próximos, contribuindo para o controle populacional de animais e a prevenção de zoonoses.
O programa conta com duas unidades móveis de castração, os Castramóveis, que percorrem cidades paraibanas em parceria com ONGs e outras instituições. Além das castrações, também são realizados eventos de adoção responsável, vacinação antirrábica e distribuição de ração para protetores e ONGs. Em um ano, foram entregues 936 sacas de ração para 267 cuidadores de animais em todo o estado.
De acordo com Rebecca Bonifácio, gerente de Políticas da Causa Animal, o Paraíba PET é pioneiro no Brasil. “Garantimos acesso gratuito a serviços essenciais para a saúde animal e humana, promovendo cuidados e educação para a sociedade”, afirmou. A iniciativa já atendeu cidades como João Pessoa, Campina Grande, Patos, Sousa, Cajazeiras e muitas outras.
O programa visa expandir as ações em 2025, alcançando novos municípios e intensificando atividades educativas sobre os cuidados com os animais e o combate aos maus-tratos. Além disso, o Paraíba PET mantém parcerias com prefeituras e clínicas conveniadas para ampliar o alcance das castrações, promovendo o bem-estar animal e o controle de doenças.