Festival Literário Internacional da Paraíba começa nesta quinta (28)
Evento vai até dia 30 com programação diversa e gratuita
O 1º Festival Literário Internacional da Paraíba (FliParaíba) começa nesta quinta-feira (28). A programação vai até o dia 30 e acontecerá no Centro Cultural São Francisco, com entrada gratuita para todas as atividades.
O evento será aberto às 10h com um encontro entre realizadores de festas e festivais literários da Paraíba. A partir das 16h, começa a Feira de Livros, que contará com estandes de editoras, lançamentos de livros e atividades culturais. Ainda no mesmo dia, às 17h, ocorre a vernissage da exposição "O Rosto de Camões", do fotógrafo João Francisco Vilhena, que permanecerá aberta durante todo o festival. A cerimônia de abertura oficial está marcada para as 20h, incluindo a entrega dos prêmios do programa "Redação Nota 1000", seguida de um concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB), às 21h.
O encerramento do festival, no dia 30, será com shows dos artistas paraibanos Sandra Belê e Chico César.
Com o tema "Camões 500 anos – uma nova cidadania da língua", o festival visa promover a literatura paraibana e fomentar o intercâmbio cultural entre escritores brasileiros e de países lusófonos, incentivando também a leitura e a produção literária entre jovens. A organização do evento conta com a colaboração de diversas secretarias e fundações estaduais, incluindo a Secretaria de Estado da Cultura (Secult), Secretaria de Comunicação Institucional (Secom) e Fundação Espaço Cultural (Funesc), além da APBRA, que participou do lançamento oficial do festival em agosto deste ano. A expectativa é que o FliParaíba se torne um marco na agenda cultural da região, promovendo o diálogo entre culturas e reforçando a importância da literatura como ferramenta de inclusão e cidadania.
Programação
Quinta-feira, 28 de novembro
- 10h: Encontro de realizadores de festas e festivais literários da Paraíba.
- 16h: Abertura da Feira de Livros com editoras e lançamentos.
- 17h: Vernissage da exposição "O Rosto de Camões" de João Francisco Vilhena.
- 20h: Cerimônia oficial de abertura, entrega dos prêmios "Redação Nota 1000".
- 21h: Concerto da Orquestra Sinfônica da Paraíba (OSPB).
Sexta-feira, 29 de novembro
- 9h: Feira de Livros, exposição e intervenção do Programa de Inclusão Social Através da Música e das Artes (Prima).
- 10h: Mesa "Identidade e reconhecimento: Camões, o estrangeiro" com Alexei Bueno, Maria Bocicchio e Milton Marques Júnior.
- 11h: Mesa "Educação como pilar do futuro descolonizado" com Vera Duarte Pina, Neide Medeiros e Maria Valéria Rezende.
- 14h: Mesa "A literatura na construção da nova cidadania" com José Eduardo Agualusa, Valéria Lourenço e Ezilda Melo.
- 15h: Mesa "Culturas da diáspora e suas conexões" com Angélica Ferrarez, Rodrigo Faria e Silva e Ademilson José.
- 16h: Mesa "Moçambique e Brasil: intercruzamentos literários" com Ungulani Ba Ka Khosa, Analice Pereira e Andréa Giordanna.
- 17h: Intervenção do Prima e visita guiada à exposição.
- 19h: Recital do poeta Jessier Quirino.
Sábado, 30 de novembro
- 9h: Feira de Livros, exposição e apresentação do Prima.
- 10h: Mesa "Celebração em literatura: renovação, resiliência e territorialidade" com António Quino, Tom Farias e Bianca Santana.
- 11h: Mesa "A arte e a fotografia: descolonizando pensamentos" com João Francisco Vilhena, Shiko e Bruno Ribeiro.
- 14h: Mesa "Presenças e sabenças indígenas e africanas na literatura" com Trudruá Dorrico, Simone Paulino e Rinah Souto.
- 15h: Mesa "Reinterpretação dos clássicos: diálogo e interculturalidades" com Bruno Gaudêncio, Débora Gil Pantaleão e José Luis Tavares.
- 16h: Mesa "Territórios da palavra, nossas histórias e identidades" com José Eduardo Agualusa, José Manuel Diogo e Rui Tavares.
- 20h: Shows de encerramento com Sandra Belê e Chico César.