TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
De graça

Sabadinho Bom apresenta ‘Samba Se Ata’ neste sábado (23)

Evento faz parte da programação especial de novembro dedicada ao Mês da Consciência Negra

Por Redação T5 Publicado em
Sabadinho bom
Sabadinho Bom apresenta ‘Samba Se Ata’ neste sábado (23) (Foto: Divulgação)

O grupo ‘Samba Se Ata’ será a atração principal do Sabadinho Bom neste sábado (23), na Praça Rio Branco, em João Pessoa. O evento faz parte da programação especial de novembro, dedicada ao Mês da Consciência Negra, e terá início às 12h30 com entrada gratuita.

O repertório que será apresentado pelo Samba Se Ata é fruto de uma pesquisa cuidadosa das integrantes do grupo, priorizando composições de mulheres no samba. A banda, formada por sete mulheres de diferentes regiões do Brasil, se dedica a explorar a complexidade e a diversidade do samba, passando por estilos como samba de roda, samba reggae, samba enredo e ritmos ancestrais, como o jongo e ijexás. Entre as músicas escolhidas estão clássicos de ícones do samba, como Zé do Caroço, de Leci Brandão, e Alguém me avisou, de Ivone Lara, além de canções autorais das próprias integrantes.

O grupo Samba Se Ata é composto por mulheres talentosas que dominam uma variedade de instrumentos. Bruna Ávila, por exemplo, toca ilu, caixa, pandeiro, tamborim, apito e maraca; Jad Santos e Dora Gallindo também trazem sua habilidade com percussão, enquanto Tessy Priscila Pavan e Ana Regina Limeira encantam com suas vozes e violões. Suzany Silva e Letícia Carvalho completam o grupo, adicionando harmonia vocal e brilho com instrumentos de percussão.

A apresentação do grupo é, em grande parte, uma homenagem às Matriarcas do Samba, mulheres negras que, apesar de sua importância histórica, nem sempre tiveram o devido reconhecimento. Para o show deste sábado, o Samba Se Ata terá a participação especial do artista paraibano Daniel Ferreira, que recentemente se destacou no Festival de Música da Paraíba com a interpretação da canção Negro Poder, de Ana Regina Limeira e Sandra Belê.

Para as integrantes do Samba Se Ata, o objetivo é transformar a Praça Rio Branco em um "terreiro da alegria", seguindo o conceito de que qualquer espaço onde a música é celebrada torna-se um ambiente de encantamento e transformação. A expectativa é que o público saia do evento tocado pelos ritmos e pela energia dos tambores, conectando-se com a ancestralidade e a força cultural que o samba representa.



Relacionadas