Polícia Civil realiza operação para desarticular organização criminosa suspeita de estelionato
Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira (19), uma operação para desarticular uma organização criminosa suspeita de praticar estelionato na Paraíba e em Pernambuco. A ação incluiu o cumprimento de mandados de busca, apreensão e prisão nas cidades paraibanas de Campina Grande e Puxinanã, além de Caruaru, em Pernambuco.
Ao todo, 15 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dois deles na cidade de Caruaru, enquanto os demais ocorreram em Campina Grande e Puxinanã. Além disso, foram expedidos cinco mandados de prisão e oito medidas cautelares diversas da prisão, todas relacionadas a alvos em Campina Grande.
As investigações apontam que a organização criminosa atuava no crime de estelionato tradicional e também em fraudes eletrônicas, receptação qualificada, falsificação de documentos privados, falsidade ideológica, uso de documentos falsos e adulteração de sinais identificadores de veículos.
Uma loja de venda de veículos, localizada na Avenida João Suassuna, em Campina Grande, está entre os principais alvos da operação. Segundo a Polícia Civil, o estabelecimento oferecia financiamentos de veículos que, supostamente, não se concretizavam, permitindo à organização coletar dados dos clientes que eram posteriormente utilizados para fins ilícitos.
Durante as diligências, diversos materiais foram apreendidos, incluindo celulares, documentos e veículos. A Polícia Civil informou que mais detalhes sobre a operação serão divulgados em uma coletiva de imprensa que ocorrerá ainda hoje, em Campina Grande. A investigação busca esclarecer o funcionamento da organização criminosa e identificar outros envolvidos nos crimes.