Sarau Poético em João Pessoa celebra a luta contra a violência e a força das mulheres
A ação tem como objetivo manter acesa a bandeira da não violência contra a mulher por meio da arte e da cultura
A campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ ganha destaque nesta terça-feira (19) com a realização do ‘Sarau Poético – pela vida das mulheres’, no anfiteatro da Praça da Paz, no bairro dos Bancários, a partir das 17h. O evento será uma celebração artística, reunindo as artistas Ângela Pereira, Frances Zenaide, Fernanda Ferreira e Maria Betânia, com participação especial de Glaucia Lima. A ação tem como objetivo manter acesa a bandeira da não violência contra a mulher por meio da arte e da cultura.
A secretária executiva da SEPPM, Juliana Dantas, explicou que as artistas se disponibilizaram para realizar o sarau como uma forma de levar mais leveza ao debate sobre a violência contra a mulher. “É um desejo dessas artistas de levar um pouco de arte para as mulheres, para as pessoas que fazem a luta, para dar leveza a esse debate e mostrar que nós mulheres estamos unidas nessa luta para manter a bandeira da não violência”, afirmou.
A campanha ‘21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher’ é promovida pela Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) e se caracteriza por uma mobilização anual, que busca denunciar e debater as diversas formas de violência contra o público feminino. A programação da campanha segue até o dia 10 de dezembro e inclui palestras nas escolas da rede municipal e nas unidades de saúde de João Pessoa, além de rodas de diálogo sobre a Lei Maria da Penha e os serviços municipais de apoio às vítimas de violência doméstica e de gênero.
A campanha conta também com o apoio de diversas associações e movimentos de mulheres e mulheres trans da sociedade civil, que auxiliam nas discussões e no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao enfrentamento da violência.
Em João Pessoa, a Prefeitura mantém diversos serviços para atender mulheres vítimas de violência, como o Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra, a Ronda Maria da Penha, o Espaço da Mulher Paula Adissi e o Instituto Cândida Vargas (ICV). Esses serviços fazem parte da Rede Municipal de Atenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que promove a articulação entre instituições e serviços governamentais para o fortalecimento das políticas públicas de enfrentamento à violência doméstica e de gênero.
Serviço de Denúncia: Para denúncias de violência, a população pode acessar os seguintes canais:
- 180 – Central de Atendimento à Mulher
- 197 – Polícia Civil
- 190 – Polícia Militar
- 153 – Ronda Maria da Penha
- 0800 283 3883 – Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h)
Ou ainda, nos contatos diretos do Centro de Referência, de segunda a sexta-feira, pelo telefone (83) 9 8695-3549 e (83) 3213-7359, das 8h às 17h.
A programação do Sarau Poético contará com a seguinte agenda:
- 17h – Abertura e pronunciamento das autoridades
- 17h20 – Apresentação do Sarau
- 18h20 – Apresentação musical com Glaucia Lima
- 18h40 – Apresentação do grupo ‘Bate com Lata’ e encerramento.
O evento é uma das muitas ações que reforçam a luta contínua para o fim da violência contra as mulheres e a promoção da igualdade de gênero, com o objetivo de construir uma sociedade mais justa e segura para todas.