‘Letramento Étnico-Racial para Enfrentamento ao Racismo’ é tema de debate em João Pessoa
A atividade tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tema e fortalecer as ações de combate ao racismo
Nesta segunda-feira (18), a Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Governo do Estado, promoveu um importante debate sobre o tema ‘Letramento Étnico-Racial para Enfrentamento ao Racismo’, na sede da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, localizada no Parque Solon de Lucena, no Centro da Capital. A atividade, que faz parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do tema e fortalecer as ações de combate ao racismo.
O coordenador da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa, Geraldo Filho, ressaltou a importância da realização de um letramento focado nas populações negra, indígena e quilombola, principalmente durante o mês de celebração à Consciência Negra. "É essencial discutir essas questões, em parceria com a Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, para servidores da prefeitura e nossos usuários. Esse tipo de debate precisa ser constante, para fortalecer o combate ao racismo na nossa sociedade, que é um dos nossos maiores desafios", afirmou Geraldo Filho.
Durante o encontro, Leonardo Silva, representante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, abordou o conceito de ‘letramento crítico’, destacando que, enquanto o letramento racial tradicional tende a reproduzir padrões estabelecidos, o letramento racial crítico busca questioná-los. “Devemos questionar por que o negro é visto de forma negativa, ou por que a mulher negra recebe menos do que outra pessoa em cargos semelhantes. Esse letramento visa, sobretudo, desafiar as estruturas de poder e permitir que pensemos em negros ocupando espaços de poder”, explicou Silva.
O debate também foi realizado na tarde do dia 18, no Hospital Dia, no Bairro de Jaguaribe, com a presença de funcionários e funcionárias da instituição de saúde municipal. A ação, mais uma parceria entre a Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial e a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana (SEMDH/PB), faz parte da programação do mês da Consciência Negra, que segue com mais atividades educativas e culturais.
Uma das atrações mais esperadas é a VI Marcha de Rua, que ocorrerá na quinta-feira, 21 de novembro, com o tema "Democracia e Memória para o Povo Negro: Equidade Racial e Reparação". Marli Soares, coordenadora da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba, explicou que a concentração será às 15h, em frente ao Teatro Santa Rosa, no Centro da cidade, com o ato oficial marcado para 16h30 no Parque Solon de Lucena.