Procon-JP alerta consumidores para golpes na Black Friday
Caso o consumidor seja vítima de um golpe, como não receber o produto ou receber algo diferente do prometido, ele deve procurar o Procon-JP
A Black Friday está chegando e, com ela, muitas ofertas e descontos. No entanto, o Procon-JP alerta para os cuidados que os consumidores devem ter para não cair em golpes ou em promoções falsas.
O secretário-adjunto do Procon-JP, Nicodemos Sobrinho, destaca que o planejamento é essencial. "Faça uma lista do que deseja comprar e acompanhe os preços com antecedência. Assim, você saberá se o desconto realmente é vantajoso", recomenda. Ele alerta para a prática de algumas empresas de aumentar o preço antes da Black Friday e reduzir no dia para parecer que há um grande desconto, o que é conhecido como "Black Fraude".
Em compras online, o Procon-JP orienta a desconfiança de ofertas exageradas e de empresas desconhecidas. O ideal é pesquisar a loja, verificar avaliações de outros clientes e garantir que o site seja seguro, com o cadeado de segurança e CNPJ registrado.
Outras dicas importantes incluem: evitar clicar diretamente em links de promoções enviadas por e-mail, usar cartões virtuais para pagar e verificar os dados de boletos bancários. Também é fundamental conferir se o site é confiável antes de finalizar a compra.
Caso o consumidor seja vítima de um golpe, como não receber o produto ou receber algo diferente do prometido, ele deve procurar o Procon-JP.
O Procon-JP está localizado na Avenida Pedro I, 473, Tambiá, e atende das 8h às 17h. Os telefones de contato são: (83) 3213-4702 (recepção) e (83) 98665-0179 (Procon-JP na sua Mão).