Letramento étnico-racial é tema de roda de conversa em João Pessoa
Atividade faz parte de série de ações em alusão ao Dia da Consciência Negra
A Prefeitura de João Pessoa, em parceria com a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana do Governo do Estado da Paraíba (SEMDH/PB), realiza, nesta segunda-feira (18), uma roda de conversa sobre letramento étnico-racial. A atividade faz parte das comemorações pelo Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. O evento está programado para ocorrer às 10h, na sede da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, no Parque Solon de Lucena, no Centro da capital paraibana.
Participarão da roda de conversa Emanuele Costa, gerente operacional de Enfrentamento ao Racismo; Marcos Nascimento, coordenador do Centro de Referência da Igualdade Racial João Balula; e Marli Soares, representante da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba.
No dia 21 de novembro, as atividades relacionadas ao Dia da Consciência Negra continuam com a realização da VI Marcha de Rua, organizada pela Marcha da Negritude Unificada-PB. O tema deste ano será "Democracia e Memória para o Povo Negro: Equidade Racial e Reparação". A concentração está marcada para as 15h na Praça Pedro Américo, no Centro de João Pessoa, em frente ao Teatro Santa Rosa. A Marcha sairá às 16h30 em direção ao Parque Solon de Lucena, onde acontecerá o ato oficial.
O Dia da Consciência Negra é uma data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, um dos líderes do movimento negro no Brasil. Desde 2023, a data é considerada feriado nacional. A programação em João Pessoa tem o objetivo de discutir questões étnico-raciais e promover o entendimento sobre a linguagem e a consciência negra no país.